Marcadores

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

A casa de Tupelo, onde Elvis nasceu, é uma réplica ou original?

Muitos fãs não sabem e outros tem dúvida sobre o assunto. Vou tentar colocar aqui um resumo sobre o tema.
Primeiro quero deixar o meu agradecimento ao fã clube da Grã-Bretanha , Albert Hand - president of the Elvis Presley Fan Club of Great Britain.  Todas as informações e fotos são de direitos autorias do mesmo e precisei de autorização para compartilhar.

Albert Hand era uma pessoa muito fluente na Grã-Bretanha e foi o primeiro fã clube oficial de Elvis no país. Albert conheceu Elvis no set das filmagens de Kid Galahad (Talhado para Campeão) em 1962.


                                        Set da filmagem Kid Galahad - 1962

Tendo conhecimento da fluência de Albert em seu pais, o Cel. Tom Parker não perdeu tempo em "usar" a imagem de Albert para promover Elvis em seu pais, fornecendo à ele, informações privilegiadas. Todas as informações eram divulgadas nos mais importantes jornais da Grã-Bretanha. Na época, era um "furo de reportagem".

Na década de 60, Albert teve a oportunidade de se aproximar de Vernon Presley, ambos se tornaram grandes amigos e conheceu a verdadeira história que envolve o lugar onde Elvis nasceu em Tupelo.

Afinal, a casinha em Tupelo é a verdadeira casa onde Elvis nasceu ou é uma réplica?
Conforme todos os documentos e informações que Albert fez e tinha, a casinha é uma réplica.

Em 1964, Albert teve o privilégio de fotografar Vernon em uma casa similar em Tupelo, no qual Vernon comprou à pedido de Elvis e resgatou a memória da família antes da fama de Elvis.

                                          foto tirada por Albert Hand - 1964 Tupelo
                                                          Vernon Presley

Essa é uma das várias casinhas quase igual que havia no local onde Elvis morava e o estado de conservação dela, devido ao clima, era péssima e a madeira, inclusive dentro, como o chão estavam podres.

A casa tinha banheiro e luz e sabemos que a casa onde Elvis nasceu não tinha nada disso. Mesmo assim, era a mais parecida e Vernon comprou.

À pedido de Elvis e não satisfeito, Vernon voltou a Tupelo e comprou uma grande área onde as casas ficavam. Com a ajuda de Vernon, uma nova casa foi construída do mesmo jeito que era, próxima da original. Mas foi devidamente refeita e igual quando eles moravam lá com Gladys. Apesar de não ser construída no mesmo local (está mais a esquerda atualmente) a casa é uma réplica perfeita da original, inclusive os móveis. A única coisa que Vernon conseguiu recuperar, foi o fogão que está na cozinha até os dias de hoje.

                                      Fãs da Inglaterra visitando a casa em Tupelo

Uma vez, das várias  que Albert Hand foi ao Estados Unidos ver os shows de Elvis, ele levava os fãs até Tupelo para conhecer a casinha onde Elvis nasceu. Ele foi o maior motivador, amigo e incentivador de Vernon.

Em abril de 1972, com apenas 46 anos de idade, Albert Hand faleceu e Elvis enviou um telegrama à família lamentando a perda do amigo.


Em 1973 a casa passou por uma nova restauração e por outras, várias vezes e foi  aberta à visita.

                                                                     1973

                                                                   1978


Mesmo sabendo que a casa é uma réplica quero dizer que isso não tira o brilho do nosso garoto de Tupelo pois Elvis nunca esqueceu suas origens e esse lugar foi importante na vida dele pois foi ele mesmo que a comprou, ainda em vida.



5 comentários:

  1. Legal a postagem Angel. Para mim a casa era original, mas depois de ler realmente pensei nas condições climáticas, a matéria prima madeira e desde 1935, realmente não poderia ser a mesma. Mais uma vez Elvis me surpreende na questão de pedir para o pai comprar, para preservar a sua memória e respeitando as origens, o cuidado para que a casa ficasse bem próxima da original. Bela postagem Angel, um abraço do Baratta.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Angel adorei vou compartilhar, vamos ver o rebuliço que vai dar bj grande amiga Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço Ana!! Será que vai dar rebuliço?rsss Sei não.. São poucas as pessoas que tem o hábito de ler. Mas agradeço o carinho por compartilhar.

    Baratta, meu herói, estou muito feliz com seu comentário. Estamos sempre aprendendo. Elvis é um mito!! Um abração para vc tbm!!!

    ResponderExcluir
  4. Super interessante. Não sabia que era uma réplica.

    ResponderExcluir
  5. Preciosa informação, Angel.
    Existe em Tupelo a demarcação/identificação do local exato onde ficava a casa em que Elvis nasceu?
    E a casa onde os Presleys moraram por último em Tupelo quando partiram para Memphis, é conhecida?

    ResponderExcluir